Os anéis de Saturno, uma das características mais emblemáticas do gigante gasoso do nosso Sistema Solar, irão “desaparecer” de nossa visão no final do mês de março. Entretanto, não se preocupe, pois isso não significa que Saturno perderá seus anéis para sempre. O fenômeno ocorre devido à posição dos anéis em relação à nossa perspectiva, o que dificultará as observações.
Saturno realiza uma órbita em torno do Sol a cada 29 anos com uma inclinação de 26,7 graus. Para efeito de comparação, a Terra possui uma inclinação de 23,5 graus. Essa inclinação não apenas influencia as estações do ano em Saturno, mas também afeta a visibilidade de seus anéis.
O que está acontecendo?
No momento, a inclinação de Saturno alinha a borda dos anéis com nosso campo de visão. Para que possamos ver esses anéis, a luz solar precisa incidir sobre eles, refletindo-se de volta para nossos olhos e telescópios. Contudo, neste período, os anéis estarão refletindo tão pouca luz que parecerão quase invisíveis. No dia 23 de março, eles estarão tão inclinados que aparecerão apenas como uma faixa estreita, quase impossível de ser observada.
Próximos eventos astronômicos
Após esse fenômeno, em 21 de setembro, Saturno estará em oposição, o que significa que ficará mais próximo da Terra e brilhará mais do que nunca em nossa perspectiva. A partir desse momento, a visibilidade dos anéis começará a melhorar gradualmente, à medida que a inclinação do planeta favorece nossa visão deles. No entanto, para que os anéis possam ser vistos com todo o seu esplendor, teremos que aguardar até 2032.
Composição e durabilidade dos anéis
Os anéis de Saturno são formados por partículas de gelo e poeira, com cerca de 98% de sua estrutura composta por partículas congeladas. Eles possuem uma espessura de aproximadamente 1,6 km e se estendem até impressionantes 140 mil quilômetros a partir do planeta.
Entretanto, é importante lembrar que os anéis não são eternos. Análises realizadas com os dados da missão Cassini indicaram que eles devem persistir por mais algumas centenas de milhões de anos, mas eventualmente desaparecerão.
“Os anéis de Saturno são um espetáculo magnífico, mas não durarão para sempre.”
Portanto, prepare-se para observar essa mudança na visibilidade dos anéis de Saturno e aproveite as oportunidades de observação antes que eles se tornem quase invisíveis.