Elon Musk sugere que o fim da ISS deve ser planejado para priorizar a exploração de Marte

Elon Musk sugere que o fim da ISS deve ser planejado para priorizar a exploração de Marte

Na última quinta-feira, 20, o bilionário e CEO da SpaceX, Elon Musk, fez uma declaração impactante em sua conta no X, a plataforma anteriormente conhecida como Twitter. Musk acredita que é o momento apropriado para iniciar os preparativos para a desórbita da Estação Espacial Internacional (ISS). Ele destacou a importância de redirecionar os esforços e recursos para a exploração de Marte, afirmando que a estação já cumpriu sua função.

“É hora de começar os preparativos para a desórbita da @Space_Station. Ela cumpriu seu objetivo. Há muito pouca utilidade incremental. Vamos para Marte”, declarou Musk.

O bilionário, que também atuou como conselheiro do ex-presidente Donald Trump, acrescentou que a decisão final sobre o futuro da ISS cabe ao presidente, mas enfatizou que sua recomendação é que esse processo seja realizado o mais rápido possível, sugerindo um prazo de três anos para a desativação da estação.

A Estação Espacial Internacional é resultado de uma colaboração entre a NASA, a Agência Espacial Europeia, e as agências espaciais do Canadá, Japão e Rússia. Desde o início da sua construção em 1998, a ISS tem sido um laboratório orbital ativo, onde diversas pesquisas e experimentos são realizados, contribuindo para a compreensão de como a vida pode ser mantida no espaço.

Com mais de 20 anos de atividades contínuas, a ISS começa a mostrar sinais de desgaste, o que levou a NASA e seus parceiros a planejarem o encerramento das operações da estação até 2030. Este fechamento deve ser realizado de maneira controlada, com o auxílio de um veículo da SpaceX.

Em um comunicado oficial, a NASA reafirmou seu compromisso em continuar utilizando a Estação Espacial Internacional e desenvolver futuras estações espaciais comerciais na órbita baixa da Terra para conduzir atividades científicas e treinar astronautas para missões à Lua e Marte. “Esperamos ouvir mais sobre os planos do governo Trump para nossa agência e para a expansão da exploração do espaço para o benefício de todos”, concluiu a agência.

O futuro da exploração espacial parece estar em uma encruzilhada, e as sugestões de Musk podem acelerar a transição para novas fronteiras, como Marte, enquanto nos despedimos de uma era que foi a ISS.