Intuitive Machines se prepara para lançar a IM-2, sua segunda missão lunar, nesta quarta-feira

Intuitive Machines se prepara para lançar a IM-2, sua segunda missão lunar, nesta quarta-feira

A empresa Intuitive Machines está prestes a realizar um grande passo na exploração lunar ao lançar a missão IM-2 nesta quarta-feira, dia 26 de outubro. O lançamento está programado para ocorrer às 21h17, no horário de Brasília, a partir da Flórida, nos Estados Unidos, utilizando o foguete Falcon 9, da SpaceX.

A missão IM-2 tem como principal objetivo levar o lander Athena à Lua, um dispositivo equipado com uma variedade de instrumentos científicos e demonstrações de tecnologia. A intenção é que esses aparelhos auxiliem os cientistas na compreensão do ambiente lunar e na identificação dos recursos disponíveis em nosso satélite natural.

Um dos focos centrais da missão é a análise dos recursos lunares. Para isso, o lander Athena irá liberar o experimento PRIME-1 (Polar Resources Ice Mining Experiment 1), da NASA, que consiste em dois instrumentos projetados para extrair e analisar material lunar a uma profundidade de até 1 metro, em busca de voláteis como água e dióxido de carbono.

Programa Commercial Lunar Payload Services

A IM-2 faz parte do programa Commercial Lunar Payload Services (CLPS) da NASA. Este programa visa estabelecer parcerias com empresas privadas para o transporte de instrumentos científicos e demonstrações de tecnologia à superfície lunar, o que contribui para a expansão da pesquisa e da exploração, preparando o terreno para futuras missões tripuladas.

Após seu lançamento, o lander Athena iniciará uma jornada de cerca de cinco dias em direção à órbita lunar. Espera-se que o pouso ocorra entre 1,5 e 3 dias após a chegada à órbita. Se tudo transcorre conforme o planejado, o Athena deverá operar na superfície lunar por um período de 10 dias terrestres.

Experiência anterior e expectativas

Esta nova missão da Intuitive Machines segue o sucesso da IM-1, que levou o lander Odysseus à Lua em 2024. Embora o Odysseus tenha conseguido realizar o pouso, ele ficou parcialmente tombado. "Desta vez, esperamos pousar em uma posição mais precisa", comentou Trent Martin, vice-presidente sênior de sistemas espaciais da empresa.

Com a IM-2, a expectativa é que a Intuitive Machines avance ainda mais no entendimento dos recursos lunares, contribuindo assim para a futura exploração humana e científica na Lua.