Nos últimos meses, a comunidade gamer tem se agitado com rumores sobre um possível remaster ou até mesmo uma sequência de Bloodborne, a aclamada obra da FromSoftware. Enquanto isso, os fãs se dedicam a homenagear o título através de mods e projetos criativos. No entanto, a Sony Interactive Entertainment (SIE) parece não estar satisfeita com essas iniciativas paralelas.
Recentemente, o modder Lance McDonald anunciou em sua conta no X que o seu mod, que permite que Bloodborne rode a 60 FPS em emuladores de PC, recebeu um strike da SIE. A ação foi motivada por um vídeo que ele publicou no YouTube em 2021, demonstrando o patch que ele criou.
“No dia 21 de fevereiro de 2021, criei e lancei um patch para Bloodborne que faz o jogo rodar a 60 FPS. Hoje, recebi uma notificação de DMCA em nome da Sony Interactive Entertainment, solicitando que removesse os links para o patch que postei na internet, então agora eu fiz isso.”De acordo com McDonald, a notificação da Sony exigia a remoção de links do mod que havia disponibilizado, quatro anos após o lançamento do conteúdo. Ele esclareceu que o problema não era especificamente com o mod, mas sim com o uso da marca registrada Bloodborne.
“O DMCA não era contra o mod. Eles usaram o DMCA para derrubar a página porque ela usava a palavra ‘Bloodborne’, da qual eles são donos da marca registrada.”Além disso, a criadora do projeto Bloodborne Kart e do demake inspirado nos gráficos de PS1, Lilith Walther, também relatou no X que um de seus vídeos relacionados aos projetos sofreu uma reivindicação de direitos autorais por uma empresa chamada MarkScan Enforcement.
Segundo McDonald, a MarkScan é uma empresa contratada pela Sony Interactive Entertainment, e também foi a responsável pelo envio da notificação de DMCA que resultou no strike do seu mod de 60 FPS. Ele expressou sua perplexidade em relação à situação:
“E agora eles também deram strike em um vídeo antigo sobre o demake de Bloodborne. Isso é bem louco. O que diabos eles estão fazendo?”Com a ação da Sony, surgem questionamentos sobre o porquê de a empresa levar tanto tempo para agir em relação a conteúdos relacionados a Bloodborne. Essa atitude levantou suspeitas, especialmente com o clássico da FromSoftware completando 10 anos em março de 2025.
Embora tudo isso não passe de especulação, a situação envolvendo os strikes pode estar atrelada a um possível anúncio para celebrar o aniversário de uma década do jogo. É importante lembrar, no entanto, que essas são apenas conjecturas e não devem ser tomadas como verdades absolutas.
Você está ansioso por uma sequência, um remaster ou até mesmo um remake de Bloodborne? O que você espera dessa famosa franquia? Compartilhe suas expectativas!