A Valve, conhecida pela sua plataforma de jogos Steam, acaba de desmentir rumores que sugeriam o desenvolvimento de um novo console que rivalizaria com o PlayStation 5 e o Xbox Series X. Esses boatos ganharam força no final do ano passado, quando surgiram especulações de que a empresa estaria planejando um console de mesa, além de novas versões do Steam Controller e um headset de realidade virtual.
Recentemente, um insider conhecido como eXtas1s publicou no X que a Valve estaria trabalhando em um novo console para competir diretamente no mercado, mencionando colaborações com a AMD em tecnologias RDNA 4. No entanto, essas informações acabaram de ser contestadas por Pierre-Loup Griffais, arquiteto de software da Valve e desenvolvedor líder do SteamOS para o Steam Deck.
Em uma publicação no BlueSky, Griffais comentou sobre os rumores, afirmando:
“Não há nada significativo para ler aí”. Essa declaração encerra as especulações sobre a possibilidade de um novo console de mesa da Valve, deixando claro que a empresa não está atualmente desenvolvendo um produto desse tipo.
Ainda que a ideia de um console tenha sido descartada, a Valve continua a direcionar seus esforços para o aprimoramento de seu sistema operacional. O SteamOS é a base que permite que o Steam Deck seja um dispositivo portátil tão eficiente e versátil. Griffais também anunciou que o SteamOS poderá ser instalado em outros dispositivos do setor até 2025.
Em entrevista ao The Verge, Griffais mencionou que uma versão beta do SteamOS para outros dispositivos está prevista para ser lançada após março deste ano. Além disso, a Valve já havia confirmado anteriormente que o sistema operacional será disponibilizado para o ROG Ally, que é considerado um dos principais concorrentes do Steam Deck.
Com a confirmação de que a Valve não está desenvolvendo um console, muitos fãs lamentam a notícia. E você, o que acha sobre esse desfecho? Compartilhe sua opinião com a gente!