Lançamento de notebooks com GeForce RTX 50 é adiado para março devido à escassez de componentes

Lançamento de notebooks com GeForce RTX 50 é adiado para março devido à escassez de componentes

O aguardado lançamento dos notebooks equipados com a GPU NVIDIA GeForce RTX 50, que estava previsto para janeiro, foi adiado para março. A mudança na data se deve a problemas de estoque relacionados a componentes essenciais, conforme relatado pelo DigiTimes. A NVIDIA tem direcionado seus esforços para a produção de chips voltados à inteligência artificial, afetando a disponibilidade de outros produtos.

Segundo informações do DigiTimes, a baixa disponibilidade de chips resultou em uma venda extremamente limitada das placas de vídeo RTX 5090 e RTX 5080, o que pode refletir também na oferta de notebooks. No mês de março, apenas modelos com as linhas “90” e “80” estarão disponíveis para venda, enquanto as versões “70” e “60” devem chegar ao mercado em abril.

As pré-vendas dos notebooks com a GPU NVIDIA GeForce RTX 50 estão programadas para começar no dia 25 de fevereiro de 2025. Entretanto, a experiência anterior com os modelos de desktop sugere que, além da escassez de estoque, a reposição dos produtos poderá demorar consideravelmente, com algumas versões de placas de vídeo dedicadas enfrentando filas de espera de até quatro meses.

Novos modelos de notebooks no mercado

Diversas fabricantes já confirmaram a chegada de notebooks com a nova GPU NVIDIA GeForce RTX 50. Durante a CES 2025, marcas como Acer, ASUS, Dell, Gigabyte, HP, Lenovo, MECHREVO, MSI e Razer apresentaram novos dispositivos que estarão disponíveis para o público.

Os usuários podem esperar ver modelos como o Razer Blade 16, HP Omen 16, ASUS ROG Strix SCAR e o Predator Helios AI assim que as pré-vendas forem iniciadas. Esses notebooks serão equipados com os mais recentes processadores da Intel e da AMD, como os modelos Core Ultra 200HX, AMD Fire Range e Strix Point, visando aumentar o desempenho geral dos dispositivos.

Performance e eficiência energética

De acordo com a NVIDIA, os notebooks que utilizam a GPU GeForce RTX 50 prometem uma performance e eficiência energética superiores às gerações anteriores de placas integradas. A empresa afirma que as novas GPUs oferecem até 40% mais tempo de bateria, graças à tecnologia Blackwell Max-Q, além de proporcionar o dobro de desempenho em comparação aos modelos da geração passada.

Entretanto, o lançamento das GPUs NVIDIA GeForce RTX 50 foi marcado por uma oferta limitada, resultando em dificuldades para muitos consumidores que desejam adquirir as novas placas. As filas de espera para as próximas remessas são extensas, e a oferta deve levar meses para se normalizar, deixando muitos usuários na expectativa.

Ainda que a NVIDIA enfrente desafios de estoque, a companhia não pretende alterar seus planos de lançamento. A versão RTX 5070 Ti está agendada para o dia 20 de fevereiro de 2025, enquanto a versão RTX 5070 “Não Ti” deverá ser disponibilizada em março, e as RTX 5060 estão previstas para abril. Os notebooks com as GPUs RTX 5090 e RTX 5080 devem chegar ao mercado em março, e as variantes com RTX 5070 e RTX 5060 continuam com lançamento previsto para abril, embora o cronograma possa ser alterado.

Especificações das GPUs NVIDIA GeForce RTX 50 mobile

    Com essas atualizações, os entusiastas de tecnologia aguardam ansiosamente o lançamento dos novos modelos de notebooks, que prometem trazer inovações significativas para o mercado de jogos e computação gráfica.