Rumores sobre os processadores Intel “Nova Lake” indicam duplicação de núcleos de desempenho e eficiência

Rumores sobre os processadores Intel “Nova Lake” indicam duplicação de núcleos de desempenho e eficiência

Um novo rumor que circula no setor tecnológico sugere que os processadores Intel Nova Lake poderão contar com uma configuração máxima que duplica o número de núcleos de desempenho e eficiência em comparação com as gerações atuais. Atualmente, os modelos disponíveis apresentam até 8 P-Cores e 16 E-Cores, mas essa nova linha pode alcançar até 16 P-Cores e 32 E-Cores.

As informações foram divulgadas pelo leaker “9550pro” na plataforma X (anteriormente conhecida como Twitter) e indicam que os novos processadores terão até cinco configurações distintas. Os modelos que a Intel pretende lançar incluem as séries “SK”, “HX”, “S”, “H” e “U”, com as seguintes especificações (neste formato, à esquerda os núcleos de desempenho e à direita os núcleos de eficiência):

    Se essas informações se confirmarem, as CPUs Intel Nova Lake de maior configuração, voltadas principalmente para notebooks e mini-PCs, devem apresentar um desempenho significativamente superior ao do atual Core Ultra 9 285K, que é o processador mais potente da linha Arrow Lake-S para desktops.

    Entretanto, mesmo com essas especificações já reveladas, o lançamento dos novos processadores ainda pode demorar. A linha Nova Lake deverá ser lançada sob a categoria “Core Ultra 400” apenas em 2026, considerando que as CPUs “Panther Lake” receberão o tratamento de “Core Ultra 300” em 2025.

    Intel e AMD: A disputa pela liderança do mercado

    A Intel parece estar correndo contra o tempo para recuperar sua posição no mercado, já que as últimas gerações de produtos enfrentaram diversos desafios. As CPUs da 12ª e 13ª Geração, por exemplo, apresentaram problemas de degradação. Além disso, as novas linhas de processadores, como Lunar Lake e Arrow Lake-S, não conseguiram surpreender os consumidores, apresentando ganhos de desempenho modestos em relação às versões anteriores.

    Esse cenário de dificuldades acabou abrindo espaço para a AMD, que tem visto um aumento nas vendas e está se aproximando da Intel em termos de participação de mercado. Apesar disso, a Intel parece determinada a não permitir que sua rival a ultrapasse facilmente, com a chegada das CPUs Nova Lake, que trazem um design computacional inovador para aumentar a contagem de núcleos, desafiando diretamente os chips da AMD Zen 6, que devem chegar com configurações de até 32 núcleos.

    Com essas movimentações, o mercado de processadores continua a se aquecer, prometendo inovações e disputas acirradas nos próximos anos.