A Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco apresentou recentemente números impressionantes sobre sua iniciativa chamada Alerta Celular, um programa destinado a facilitar a identificação e recuperação de celulares roubados no estado. Através dessa plataforma, os usuários têm a oportunidade de cadastrar seus dispositivos, o que torna o processo de recuperação muito mais ágil e eficiente.
Para se juntar a essa iniciativa, o primeiro passo é acessar o site oficial do programa e realizar o cadastro do aparelho utilizando o IMEI, que funciona como uma “identidade” única para cada celular. Esse número pode ser encontrado de várias maneiras, como na embalagem original ou na parte traseira do smartphone.
O funcionamento do Alerta Celular é simples: quando as autoridades policiais realizam operações e encontram dispositivos suspeitos, elas podem consultar a base de dados do programa por meio de um aplicativo específico. Se o celular encontrado estiver associado a um proprietário cadastrado, ele pode ser devolvido rapidamente.
O IMEI também é fundamental em outras operações de recuperação de celulares roubados em diferentes estados do Brasil. Um exemplo é o sistema implementado no Piauí, que consegue localizar aparelhos e já resultou na devolução de milhares de unidades por meio de mutirões.
De acordo com informações da SDS, desde o início do programa em 2017, o Alerta Celular já ajudou na recuperação de mais de 77 mil celulares, sendo que apenas em 2024 foram recuperados 11 mil aparelhos. Atualmente, mais de 906 mil celulares estão cadastrados na plataforma, com uma média de 320 registros diários desde o lançamento do programa.
Phillip César, gerente-geral de Análise Criminal e Estatística da SDS, ressaltou a importância da ferramenta, afirmando:
“O Alerta Celular proporciona mais tranquilidade e segurança para os usuários da tecnologia. Ao cadastrarem seus aparelhos, os cidadãos permitem o acesso dos dados para as Polícias Civil e Militar que, durante operações e abordagens, verificam se o IMEI dos celulares encontrados corresponde a algum aparelho cadastrado no sistema, e se há queixa de furto ou roubo.”
É importante destacar que o foco do Alerta Celular é a recuperação de aparelhos, e não se trata de um serviço de rastreamento. Além disso, a SDS enfatiza que, em casos de furto ou roubo, é fundamental seguir os procedimentos adequados, incluindo o registro de um boletim de ocorrência.