O aguardado Android 16, a nova geração do sistema operacional da Google, deve ser lançado conforme o cronograma estabelecido, com previsão para junho deste ano. A confirmação foi feita pelo presidente do Ecossistema Android, Sameer Samat, em uma entrevista ao site Android Police.
Segundo Samat, o desenvolvimento do Android 16 está progredindo conforme planejado, ao menos até o momento. Ele destacou: “Até o momento, tudo bem. Nunca tive um lançamento em que a contagem de bugs estivesse onde eu queria nesse ponto, mas a equipe está trabalhando duro e estamos animados para chegar lá.”
A nova versão do sistema já passou por duas fases de testes Beta, sendo a primeira liberada em janeiro e a segunda em fevereiro. O cronograma da Google prevê que as fases de estabilidade da plataforma ocorram entre março e abril, com a expectativa de que a última versão Beta seja lançada até maio.
Antecipação do Lançamento
Este ano, a Google decidiu antecipar o ciclo de lançamento do novo Android, que tradicionalmente ocorria entre agosto e outubro nos anos anteriores. Agora, o novo sistema será disponibilizado ainda no primeiro semestre, uma mudança significativa que reflete uma nova abordagem no desenvolvimento do sistema operacional.
A mudança no processo de desenvolvimento foi possibilitada pela adoção da estrutura Trunk Stable (ou “Estabilidade de tronco”, em tradução livre). Segundo Sameer Samat, essa nova estratégia permite que os desenvolvedores colaborem em uma única ramificação de código, ao invés de várias ramificações diferentes, o que facilita lançamentos mais frequentes e estáveis.
Distribuição do Android 16
Historicamente, a nova versão do Android é lançada primeiramente para os dispositivos da linha Google Pixel, antes de ser disponibilizada para outros fabricantes. Portanto, é razoável esperar que o Android 16 siga esse padrão.
Enquanto isso, muitos usuários ainda aguardam a atualização para a versão atual do sistema, o Android 15. Este pacote foi lançado em outubro do ano passado para a linha Pixel, mas sua distribuição para outros modelos ocorre de forma gradual. Por exemplo, a Samsung lançou a One UI 7 com o Android 15 apenas em janeiro deste ano, e já está equipando os novos dispositivos com o sistema, embora ainda não tenha disponibilizado a atualização para modelos mais antigos. Em contrapartida, a Motorola foi mais ágil e já ofereceu a atualização para alguns modelos selecionados ainda em 2024.
“Estamos animados para chegar lá” - Sameer Samat
O Android 16 promete trazer novidades significativas e melhorias, e muitos usuários estão ansiosos para experimentar as novas funcionalidades que a Google está preparando.