O Banco Neon iniciou uma investigação a respeito de um suposto vazamento de dados de clientes que foi divulgado em um fórum hacker. Em um comunicado oficial nesta quarta-feira, dia 12, a fintech informou que está apurando a alegação de vazamento de dados, que foi acompanhada de uma tentativa de extorsão ocorrida na manhã do mesmo dia.
Em sua nota, a Neon esclareceu: “Tomamos conhecimento da cópia não autorizada de dados de parte dos nossos clientes, os quais não possibilitam o acesso às contas bancárias e também não permitem a realização de transações”. A empresa ressaltou que a publicação que continha essas informações foi removida do fórum e, até o momento das investigações, “os detalhes das informações apresentadas na postagem não são factíveis com as informações obtidas e apuradas pela Neon”.
A instituição financeira também informou que, assim que teve conhecimento do possível vazamento, adotou as medidas necessárias para interromper quaisquer acessos indevidos e avaliou a situação, com o intuito de comunicar as autoridades competentes e os clientes potencialmente afetados.
Nas redes sociais, especialmente no X (anteriormente conhecido como Twitter), alguns clientes da fintech compartilharam um comunicado que receberam por e-mail. Nesse aviso, a Neon reiterou a informação sobre a cópia não autorizada de dados de uma parte de seus clientes e enfatizou que as informações não permitem o acesso às contas.
Além disso, o banco alertou seus clientes para que permaneçam atentos a possíveis tentativas de golpes.
O que ocorreu com o Banco Neon?
De acordo com o portal Tecmundo, na noite da terça-feira, dia 11, uma postagem em um fórum hacker afirmava ter à disposição dados de aproximadamente 30 milhões de clientes da Neon. Entre as informações supostamente expostas, estavam dados sensíveis, como:
- Nome completo
- Endereço
- CPF e CNPJ
- Renda
- Saldo bancário
- Situação na Receita Federal
- Selfies e imagens de documentos
Questionada pelo Geração Beta, a Neon não confirmou o número exato de clientes que poderiam ter sido afetados pelo incidente.
Como descobrir se os meus dados vazaram?
Até o momento, não há um método oficial que permita verificar se os dados pessoais estão entre as informações divulgadas. A Neon afirmou que “os detalhes das informações apresentados na postagem não são factíveis com as informações obtidas e apuradas pela Neon”. Entretanto, é fundamental que os clientes fiquem alertas para tentativas de fraudes, incluindo o golpe da falsa central telefônica e outras abordagens envolvendo o sistema Pix.
Para garantir uma maior segurança tanto das contas bancárias quanto de outros acessos, é aconselhável que os usuários:
- Troquem suas senhas periodicamente;
- Utilizem a autenticação em múltiplas etapas.
O Banco Central do Brasil (BC) foi contatado pela reportagem, mas até o fechamento desta matéria não havia se pronunciado sobre o caso. Atualizações serão fornecidas assim que a autoridade monetária se manifestar.
Fique atento e proteja suas informações pessoais!